SINAL DE VIDA

SINAL DE VIDA

sexta-feira, 27 de março de 2009

RESAT (CLC)



Visita de estudo a RESAT - Recolha de Resíduos Sólidos do Alto Tâmega


No dia 21 de Março de 2009, os formandos do curso EFA-NS de Vila Pouca de Aguiar fizeram uma vista à RESAT – “Recolha de Resíduos Sólidos do Alto Tâmega”e aí foi-nos explicado o destino dos lixos recolhidos nos seis concelhos que englobam esta empresa (Vila Pouca de Aguiar; Chaves; Boticas; Montalegre; Valpaços e Ribeira de Pena). Esta visita acabou por ser valorizada por um guia que nos explicou todo o processo que o lixo tinha desde a sua chegada até ao destino final, acabando por nos dar alguns conselhos úteis, como por exemplo, como devemos separar os lixos. Começou por nos explicar a parte da recolha dos produtos recicláveis que são lixos depositados no ECOPONTO, e os restantes lixos que são depositados nos contentores.
Os lixos que podem ser reciclados são recolhidos separadamente, já que o camião em causa vem com divisórias próprias para fazer o depósito dos lixos depositados nos ecopontos. Quando os lixos chegam ao centro de recolha, o camião é pesado e depois de descarregar volta novamente a ser pesado para saber a quantidade de lixo recolhido. Após essa fase, o mesmo lixo passa por um tapete onde a selecção é feita por profissionais sendo esta selecção muito pormenorizada pelos profissionais que trabalham na estação de recolha. Após feita essa selecção, o lixo é empacotado e enviado para as empresas de reciclagem.
Em contra partida, o lixo não reciclável é recolhido por um camião diferente ficando este todo junto. Chegando á estação de recolha, o mesmo é pesado e posto no aterro, onde é espalhado e esmagado por uma máquina e coberto por um material impermeável e aí fica depositado vários e longos anos em decomposição.
Desta forma, terminou a nossa visita que acabou por nos ser muito útil para melhor percebermos, pois ficamos a compreender o destino dado aos diferentes lixos. Com a separação podemos melhorar o nosso meio ambiente e aí todos ajudar-mos para o grande objectivo desta estação: Reciclar, Reduzir Reutilizar.

Sem comentários:

Enviar um comentário