SINAL DE VIDA

SINAL DE VIDA

segunda-feira, 23 de março de 2009

Condução

O fluxo de calor por condução ocorre via as colisões entre átomos e moléculas de uma substância e a subsequente transferência de energia cinética. Vamos considerar duas substâncias a diferentes temperaturas separadas por uma barreira que é removida subitamente, como mostra a figura abaixo.

TRANSFERENCIA DE CALOR POR CONDUÇÃO


Quando a barreira é removida, os átomos "quentes" colidem com os átomos "frios". Em tais colisões os átomos rápidos perdem alguma velocidade e os mais lentos ganham velocidade. Logo, os mais rápidos transferem alguma de sua energia para os mais lentos. Esta transferência de energia do lado quente para o lado frio é chamada de fluxo de calor por condução.


CONVECÇÃO DE CALOR

A convecção é a forma de transmissão do calor que ocorre principalmente nos fluidos (líquidos e gases). Diferentemente da condução onde o calor é transmitido de átomo a átomo sucessivamente, na convecção a propagação do calor se dá através do movimento do fluido envolvendo transporte de matéria.
A descrição e explicação desse processo é simples: quando uma certa massa de um fluido é aquecida suas moléculas passam a mover-se mais rapidamente, afastando-se, em média, uma das outras. Como o volume ocupado por essa massa fluida aumenta, a mesma torna-se menos densa. A tendência dessa massa menos densa no interior do fluido como um todo é sofrer um movimento de ascensão ocupando o lugar das massas do fluidoque estão a uma temperatura inferior. A parte do fluido mais fria (mais densa) move-se para baixo tomando o lugar que antes era ocupado pela parte do fluido anteriormente aquecido. Esse processo se repete inúmeras vezes enquanto o aquecimento é mantido dando origem as chamadas correntes de convecção. São as correntes de convecção que mantêm o fluido em circulação. Este processo está ilustrado na figura abaixo.


RADIAÇÃO SOLAR

A atmosfera pode ser considerada uma gigantesca arma térmica, alimentada pela energia externa oriunda do sol (que fornece 99.97% da energia utilizada no sistema terra – Atmosfera) e pelo campo gravitatório do interior da terra. Se não considerarmos a quantidade de calor, comparativamente insignificante, que escapa do interior da terra em virtude da radioactividade, podemos concluir que a quase totalidade de calor que a atmosfera recebe procede directa ou indirectamente do sol. Como a mesma não está aquecendo, nem resfriando podemos concluir que a atmosfera irrada, em média, a mesma quantidade de energia calorífica que recebe do sol.

EVAPORIZAÇÃO

A evaporação é um fenómeno no qual átomos ou moléculas no estado líquido (ou sólido, se a substância sublima) ganham energia suficiente para passar ao estado vapor.
O movimento térmico de uma molécula de líquido deve ser suficiente para vencer a tensão superficial e evaporar, isto é, sua energia cinética deve exceder o trabalho de coesão aplicado pela tensão superficial à superfície do líquido. Por isso, a evaporação acontece mais rapidamente a altas temperaturas, a altas vazões entre as fases líquida e vapor e em líquidos com baixas tensões superficiais (isto é, com pressões de vapor)

Sem comentários:

Enviar um comentário