SINAL DE VIDA

SINAL DE VIDA

quinta-feira, 26 de março de 2009

Contextos de tensão cultural


Neste texto fala de vários tipos de sociedade por razões de ética e moral, a mentalidade da sociedade, durante vários anos foi mudando, como exemplo a abolição da escravatura, por causa da revolução de algumas pessoas, que na altura de simples objectos se tratavam, onde havia maus tratos, humilhação e actos contra a honra das mesmas pessoas, como se pode verificar duma série que deu aqui há anos “Norte e Sul “ do famoso actor Patrick Swayse. Como se sabe nos dias de hoje este tratamento nas pessoas não é permitido, após a assinatura da declaração dos Direitos Humanos esses actos são puníveis pela lei, quando o valor humano não é tão pouco respeitado e em nada dignificando, o valor ético da vida humana.
Em alguns países a honra dos cidadãos, ainda é algo que pode levar a brutais lutas que poderão levar à morte, como por exemplo: a China. Mesmo assim alguns países por causa das mentalidades das pessoas e por causa da comunicação social “televisão”, há costumes que se vão alterando, nota-se no país que presentemente vivemos. Mesmo assim há crimes cruéis, que ainda hoje se realizam, muitas vezes por causa das crenças religiosas, como o exemplo do apedrejamento de uma mulher adúltera, que acaba por dar à mulher em causa uma morte cruel. Apesar dos tempos mudarem ainda há povos que praticam esse tipo de crimes, principalmente no Médio Oriente. Nesta situação o valor humano em nada é respeitado, qual será a ética das pessoas que atiravam as pedras, à pessoa que está a ser “julgada”. Será que para essas pessoas o valor da vida terá alguma importância, ou será pelos ensinamentos dos seus antepassados, sendo condenados pela sua atitude a nível internacional. Porque ninguém nos deve tirar o direito à vida, sendo que o valor cultural nesta situação se sobrepõe ao valor da dignidade humana, vivendo nós numa sociedade em que o valor da vida está acima de qualquer um valor cultural, e não aceitamos esses actos cruéis. No nosso país este tipo de cultura não é permitido.
Também sabemos que muitas dessas mentalidades e costumes foram mudando por causa da emigração que se deslocavam para países com a mentalidade diferente das dele, que acabaram por trazer culturas e hábitos diferentes de outros países.
A nível do valor da vida humana em alguns países, como exemplo na Palestina, por causa dos homens bomba, o mesmo não tem algum valor, por causa da mentalidade e da crença religiosa que lhe foi incutido desde criança, sabendo que vão morrer e irão matar pessoas inocentes. Resumindo e concluindo todos os povos têm as suas culturas e as suas tradições, as vezes não sendo as mais correctas, como no nosso pais todas as regiões têm as suas tradições e as suas culturas, mas aí a diferença não é tão acentuada.
Será que algumas leis que estão a ser aprovadas agora, se fosse a cinquenta anos atrás, será que elas seriam aprovadas, como exemplo: o casamento das pessoas do mesmo sexo. Como se vê a mentalidade de algumas pessoas têm mudado, como diz o velho ditado “mudam-se os tempos e mudam-se as atitudes”. Pegando nos no casamento de pessoas do mesmo sexo e vivendo nós num planeta que o oposto do homem é a mulher, será ético duas pessoas do mesmo sexo juntarem-se, já que são situações contra a natureza. Será que as pessoas já repararam que nem os animais irracionais fazem isso. Será isso ético perante a nossa natureza, ou será que o liberalismo da nossa sociedade, também fez com que acontecesse isso, deixaram-se alguns valores éticos muito importantes como: a educação, antigamente não se via um aluno a bater num professor, e deixou-se muitas vezes de ter respeito pelos mais velhos. E alguns valores através dos quais os nossos antepassados se regiam.

2 comentários:

  1. Olhe... só 3 coisas.

    1 - Sou heterosexual.
    2 - Existem mais de 1600 espécies animais que têm relações bissexuais.
    3 - os animais racionais não se casam.

    ResponderEliminar
  2. correcção:

    3 - Os animais irracionais não se casam

    ResponderEliminar