SINAL DE VIDA

SINAL DE VIDA

quarta-feira, 25 de março de 2009

APROVEITAMENTO DAS ÁGUAS DAS CHUVAS


A água de chuva serve principalmente para usos não potáveis, sendo assim um sistema prático e fácil de instalar, para torná-la potável são necessárias análises laboratoriais, filtragem fina, remoção de outros elementos indesejáveis e desinfecção.
É um dos sistemas mais confiáveis e correctos de uso de água não potável de fonte alternativa, não causa qualquer impacto ambiental, economiza água e dinheiro, evita enchentes e os efeitos de racionamento ou falta de água.
A água de chuva pode ser utilizada em irrigação de pomares, jardins e qualquer tipo de cultivo, lavagem de roupas, pisos, paredes, ruas, pátios e automóveis, alimentação de bacias sanitárias e mictórios, piscinas, ar condicionado central e sistemas industriais de resfriamento e arrefecimento, espelhos e fontes d’água e reservas de incêndio.
Equipamentos: Filtros de água de chuva, de limpeza de primeiras águas, flutuante, de polimento, de absorção e de membrana, bombas d’água, válvulas de realimentação de água, cloradores, esterilizador, geradores de ozono, cisternas e outros componentes.
Em residências podem substituir aproximadamente 40% do consumo de água potável, e em indústrias, comércio, escolas e instituições, aproximadamente 80% do consumo de água.
A instalação básica compreende uma superfície de captação, preferivelmente o telhado, calhas e tubulação de descida e colectora, filtro de água de chuva, que separa impurezas como folhas, galhos, insertos e musgos, sistema de descarte do escoamento inicial se necessário, reservatório subterrâneo ou externo, que deve trabalhar com uma previsão de acumulação para períodos de estiagem lhe conferindo algumas vezes um volume considerável, bomba para alimentação dos pontos, que pode funcionar por gravidade (bomba de recalque), a partir de uma caixa d’água elevada, ou por pressurização deixando a rede pressurizada constantemente, sistema de desinfecção e, por fim, necessitamos de uma rede hidráulica de água fria não potável.

1 comentário: