SINAL DE VIDA
terça-feira, 24 de novembro de 2009
sexta-feira, 20 de novembro de 2009
CRITICA A NOTICIA DE MATÉ PROENCA - CP
Será que esta bela vida do Brasil, é uma vida na favela. Nem todos têm uma vida de luxo e se pode gozar de todo conforto como a actriz que fez esse comentário de mau gosto.
Maite Proença no seu melhor.
quinta-feira, 19 de novembro de 2009
CLC - PEDRAS SALGADAS
quarta-feira, 18 de novembro de 2009
AS OBRAS - SOCIEDADE TIPO III
AS OBRAS - TECNOLOGIA - TIPO I
São placas que são colocadas nas paredes interiores; exteriores ou no intermédio na parede, dependendo da fase da obra, que o mesmo é aplicado, tem a principal carecteristica a função de isolamento.
Vantagens do roofmate.
· Excelentes prestações térmicas a curto e longo prazo
(condutibilidade térmica muito baixa)
· Insensibilidade à agua e humidade
· Elevada resistência mecânica
· Grande resistência à difusão de vapor de água:
· menor risco de condensações
· Capilaridade nula
· Imputrescibilidade
· Facilidade de trabalho, corte e instalação
· Resistência ao manuseamento em obra
· Poupança energética
· Protecção do meio ambiente
Desvantagens do roofmate.
· Se não existir uma caixa-de-ar adequada pode criar condensações e consequentes humidades interiores
· Encarece o valor da obra
terça-feira, 17 de novembro de 2009
A AGRICULTURA SOCIEDADE TIPO II
ARMAMAR -CAPITAL DA MAÇA
Conhecendo o concelho de Armamar, têm todas as condições tanto de relevo como de microclima para fazerem uma boa colheita, a grande diferença de alguns anos atras até a esta data, é o nivel de tratamento das arvores de fruto e o seu condicionalismo depois da colheita, melhor resumindo o tratamento das macieiras começa logo após a poda, é lhe aplicado um oleo que faz uma pelicula para que todos os ovulos que estão instalados entre a casca e o tronco da macieira não se consigam desenvolver, esse oleo é aplicado nas macieiras elo mês de Fevereiro, ainda as árvores não estão arrebentadas, após essa fase as macieiras têm um tratamento de três em três semanas até á sua colheita, depois de colhidas todas as maças que picadas vão para a concentra, que é uma fabrica de fazer sumos e outros produtos, o resto da fruta é guardada numa arca figorifica.
Esse tratamento é feito com as máquinas agricolas, já que presentemente por falta de mão de obra era quase impossivel fazer-se o tratamento com mão de obra humana. Quanto a rega das macieras a técnica utilizada é a rega de gota a gota já que com essa técnica despediça-se menos água.
A AGRICULTURA - TECNOLOGIA TIPO III
A Agricultura Biológica é um sistema de produção holístico, que promove e melhora a saúde do ecossistema agrícola, ao fomentar a biodiversidade, os ciclos biológicos e a actividade biológica do solo.
Vantagens da Agricultura Biológica
- São mais benéficos para a saúde;
- Provêm de um método de cultivo mais amigo do ambiente;
- Na sua produção houve controle e certificação;
- Contribui-se para uma sociedade mais justa e económica;
- Não são usados OGM na sua produção, (OGM= Organismos Geneticamente Modificados);
- Os alimentos são mais saborosos;
- O método de produção respeita o bem-estar animal;
- São produtos que não contêm aditivos prejudiciais;
- A sua produção dignifica o agricultor e o meio, é dada prioridade às variedades regionais na produção;
- A longo prazo é a única forma de deixarmos uma herança de orgulho às gerações vindouras
Desvantagens da Agricultura Biológica
- São mais caros que os produtos normais.
- Existem poucos locais de venda, é preciso andar Km para encontrar uma loja!
- É raro encontrar um restaurante que sirva refeições apenas com estes produtos.
O que são transgénicos?
São organismos geneticamente modificados (OGM) cujo material genético foi alterado com uma tecnologia que permite a introdução de genes específicos de um organismo num outro, a fim de o dotar de alguma qualidade que não possui e que o torna mais vantajoso.
Vantagens
- Resistência á doença.
- Tolerância a herbicidas.
- Resistência a insectos.
- Menor acumulação de metais pesados.
- Maior resistência e durabilidade no tempo armazenamento.
- Alimentos mais nutritivos.
- Aumento na produção de alimentos.
- Desenvolvimento de espécies com características desejáveis.
- Por ser resistentes as pragas dinheiro gasto em pesticidas.
- Podem ser cultivados em solos que normalmente não estão aptos para ser cultivados.
Desvantagens
Riscos para a saúde humana
- Resistências das bactérias existentes no organismo humano e antibióticos
- Alterações no sistema imunológico e em vários órgãos vitais.
- Alergias alimentares.
- Redução de substâncias benéficas, inclusive que protegem contra o cancro.
- Evidências científicas de acção cancerígena.
- Problemas gastro-intestinais.
- Perda da diversidade genética na agricultura.
- Variedades de plantas susceptíveis ao ataque de pragas e doenças.
- Poluição genética.
- Surgimento de super-pragas.
- Extermínio de insectos benéficos para a agricultura.
- Mudanças na vida microbiana do solo.
- Irreversibilidade dos impactos na Natureza.
CONCLUSÃO:
As grandes diferenças que há na agricultura biológica e os transgénicos, é que a agricultura biológica todos os produtos são produzidos de forma natural sem se usarem pesticidas e apesar de se colherem em menos quantidade a qualidade é muito melhor, enquanto nos transgénicos apesar de se produzir em maior quantidade, a sua produção é feita em laboratório e por vezes á mistura de varias qualidades com o intuito de aumentar a quantidade de produção, como é um produto feito em laboratório esse será mais resistente as pragas, presentemente já começa a haver alguns agricultores a optarem pela agricultura biológica, mais pela qualidade do próprio produto e sabendo que esse produto começa a ter maior procura.
http://www.youtube.com/watch?v=Oo2mcP78pJA&feature=player_embedded#
A AGRICULTURA - CIENCIA TIPO I
segunda-feira, 16 de novembro de 2009
migrações
AS MIGRAÇÕES - TECNOLOGIA TIPO III
AS MIGRAÇÕES - CIENCIA TIPO II
Assim também ocorre com os seres humanos, buscamos em outros locais as melhores condições para a nossa sobrevivência e procriação.
Migração é o movimento, em larga escala, de uma espécie animal, devemos lembrar sempre que “nós somos animais” diferenciados pelo simples facto de pensar, e ainda vale lembrar que nem sempre “racionais” como propriamente dito. Vamos de um lugar para outro sempre que sentimos necessidades de tal.
No entanto quando falamos das migrações no contexto do mundo animal geralmente estas estão sempre associadas a mudanças sazonais de clima e padrões de alimentação, ou padrões de acasalamento e procriação
É sabido que algumas migrações não seguem esses padrões. São elas as migrações de espécies nómadas que se movem de um lugar para outro sempre que se esgotam sua fonte de alimentação numa determinada área.
A mudança que nós, seres racionais, estamos causando no meio ambiente e que esta a alterar as condições climáticas que podem resultar em um desequilíbrio ambiental dramático para o mundo animal pode inclusive gerar uma migração de remoção.
Pois caso o habitat de uma espécie se torne permanentemente inadequado para ela, como acontece quando o desenvolvimento humano drena um pântano ou abate completamente uma floresta, a espécie tentará se transferir para uma área diferente e não retornará ao seu lar original.
Nós temos a consciência de que muitas mudanças no padrão de comportamento das espécies já foram observadas. Sabemos que alguns animais, associados normalmente a países situados mais ao sul, têm sido vistos no Reino Unido. È como ver um brasileiro a viver em Portugal!!
Por causa das alterações climatéricas já á muitos animais a emigraram para fora do seu habitat natural, e que até alguns anos atrás esses animais que não eram visto, como exemplo os esquilos.
Embora muitas espécies tenham conseguido se adaptar às novas condições “eu” mudando-se para mais perto dos pólos, estudos advertem que esta não é uma opção possível para outros animais “várias” como os ursos polares e focas, cujo habitat vem desaparecendo devido ao derretimento do gelo no Árctico.
Devemos então ter a responsabilidade de que é necessárias acções para preservar o meio ambiente de forma a perceber que até mesmo mudanças subtis podem ter impacto de grandes proporções sobre os animais. Como diz o provérbio: “ Preservar o meio ambiente cabe a todos”
sexta-feira, 13 de novembro de 2009
Vou falar da inércia
Do peso, que só complica
Vou fazer peripécia
Viver sem ter preguiça...
O repouso é recomendável
A quem põe o corpo em acção
A inércia é oxidável
Pondo tudo à perdição...
Todo trabalho é pesado
Mas o esforço é prudente
Se considerar os dois lados
Da força do corpo e da mente...
Se você é gordo, pesado
E deseja ser um atleta
Deixe a inércia de lado
Trabalhe, e faça dieta.
quinta-feira, 12 de novembro de 2009
PRESUMÍVEL TRAFICANTE ABATIDO PELA GNR
O primeiro caso aconteceu na estrada municipal que liga a EN 108 a Canelas, Penafiel. Ao sentir-se apanhado, o presumível traficante arrancou num automóvel e tentou abalroar os guardas. Foi detido, sem carta de condução, e mais tarde, na busca domiciliária, foram-lhe aprendidos cerca de nove quilos de heroína, além de telemóveis.
sexta-feira, 6 de novembro de 2009
Apesar de ter nascido numa cidade, a obra do Cesário Verde fala muito sobre a vida rural, e sendo muito crítico da vida que se vivia na cidade. Já que para ele o ar puro que se respirava, a própria liberdade que se vive no campo e aquilo que as pessoas vivem na aldeia produzem da agricultura dando-lhe a maior importância, e o próprio convívio que existe com as famílias vizinhas, enquanto na cidade começa por identificar a solidão e a própria amargura, já que muitas vezes vive-se bastante isolado, apesar de haver mais emprego e mais sítios para se poder ganhar dinheiro, mas para ele isso não tinha importância.
Já o escritor Luís de Camões, expressava nos seus textos que escrevia, aquilo que verdadeiramente sentia naquele momento e comparava os sentimentos dele com a sua amada com a beleza da natureza. No inverso expressava aquilo que a natureza tinha de mau.