O isolamento de toda a envolvente da casa é bastante importante. Um bom isolamento conduz a uma diminuição de perdas de calor e assim evitar-mos gastos maiores de energia já que a mesma não se perde para o exterior no Inverno e reduz os ganhos de calor no Verão. Por exemplo ao isolar o sótão de uma casa média com dois pisos é possível poupar. Estima-se que cerca de 60% da energia usada para aquecimento durante o Inverno escapa-se através de zonas que podem ser isoladas, ou seja, paredes, tecto e soalho. As janelas deixam entrar a luz natural para o interior das casas, mas também deixam entrar calor no Verão e deixam-no sair no Inverno. As janelas e portadas são as causadoras de 30% das perdas de calor de uma habitação, devido às suas folgas e à fracaresistência térmica do vidro simples. Presentemente com a evolução dos tempos, e com o aperfeicoamento do material isolante usado, cada vez a perda de energia é menor.
As três formas que presentemente são utilizadas
Vantagens do isolamento exterior em relação ao isolamento interior
- Isolamento termico mais eficiente
- Proteção das paredes contra agentes atmosfericos
- Ausencia da descontinuidade do material isolante
- Conservação da inercia térmica das paredes
- Manutenção das dimenções dos espaços interiores
Durante os ultimos 10 anos houve um enorme progresso anivel de material isolante, começando por utilizar material mais leve ocupando menos espaçõ e sendo mais resistentes a perda de calor, como exemplo:
Fibra de coco
Fibra de coco é recomendada por sua resistência a fungo e sua durabilidade. Além do mais, ela é excelente isolante acústico e térmico e pode ser obtida no país
Poliestireno Extrudido
È um material bastante isolante, e sua correcta utilização pode beneficiar um bom desempenho no gasto de energia. Teendo em conta nazona do pais em que vivemos assim a sua casa deve ser isolada.
VIDRO DUPLO
Enquanto isso a nivel de caichilharia começa-se a usar o vidro duplo, e a mesma caichilharia em aluminio ou PVC, ja vem preparados com comportamneto térmico.
Sem comentários:
Enviar um comentário