SINAL DE VIDA

SINAL DE VIDA

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

POEMA SOBRE O EMIGRANTE


Foi de lá de muito longe...
Que decidi minha historia mudar...
Desisti de transportar tragédias nas costas...
E com a esperança resolvi me reconciliar!!!

De vez parti sem demora...
Com a incumbência de a vida mudar...
E aqui cheguei sem muitas delongas...
Pronto para trabalhar!!!

Descobri que não é muito difícil...
Todos os objectivos alcançar...
É só não usar um monte de artifícios...
Que o sucesso não tarda a chegar!!!

Por fim agradecer este chão...
Que tão carinhosamente soube me receber...
E tentar conter toda a emoção...
Quando desta terra tiver que partir!!!

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

PRECONCEITO

Às vezes na nossa vida assistimos a vários episódios de preconceitos de algumas pessoas, mais de estranhar quando esse preconceito parte da própria pessoa.
Eu pertenço a uma associação de prática de desporto adaptado de cadeira de rodas, onde eu também pratico desporto: soubemos a existência de um colega nosso que tinha uma incapacidade numa perna, e todas as pessoas que vêem esse rapaz sabem que ele tem essa incapacidade física: como no nosso concelho, é complicado termos uma equipa de bascket adaptado, não só por ser um desporto bastante caro, ocupa bastante do nosso tempo livre, e é costume da direcção quando sabemos de jovens que por infelicidade da vida tem alguma incapacidade, tentamos fazer sempre uma abordagem, com o intuito de o trazer para a equipa.
Foi-nos indicado um jovem que vive numa localidade do nosso concelho, fizemos-lhe a primeira abordagem e explicamos-lhe que teríamos todo o prazer que ele fizesse parte da nossa equipa, já que somos uma equipa constituída por pessoal jovem.
O rapaz disse que nos dava a resposta no fim-de-semana seguinte.
Na data marcada, lá nos encontramos com o rapaz esperando por uma resposta positiva, e qual foi o nosso espanto ele dá a seguinte resposta: “Se fosse jogar convosco era considerado deficiente e assim não sou.” Eu e o meu colega ficamos de boca aberta e com vontade de nos rirmos na cara dele pela sua atitude.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Dancer in the dark


Nucleo gerador 6
Data: 20 e 21 de Outubro de 2009

FICHA TÉCNICA
TITULO: Dancer in the dark
REALIZADOR: Lars Von Tier
PAÍS: França
GÉNERO: Musical/Drama
ACTORES: Bjork; Catherine Dneuve; David Morse; Peter Stormare; Joel Grey
PROTAGONISTA: Bjork
DURAÇÃO: 135 Min


SINOPS


Selma, uma emigrante Checa, mãe solteira, trabalha numa fábrica de moldes de metal na América rural, nos anos 60. A única alegria da sua vida é a paixão pela música, especialmente por tudo-o-que-se-canta e tudo-o-que-se-dança, dos musicais de Hollywood.
Mas Selma tem um triste segredo: está a perder a visão e o seu filho terá a mesma sina se ela não conseguir poupar dinheiro suficiente para o fazer operar. Quando um vizinho desesperado acusa falsamente Selma de lhe ter roubado as suas poupanças, o drama da sua vida resvala para trágico final.

CONCLUSÃO

“O filme é um hino ao Amor. Não àquele Amor que nos vem à cabeça quando pronunciamos a palavra, mas outro, maior, um que só é possível entre nós e aqueles que saíram de nós. Diz quem sabe que é impossível de imaginar até se sentir.”



Neste filme o realizador tenta explorar os sentimentos de uma pessoa que luta por algo, e esconde um segredo da sociedade que a rodeia, mesmo com as suas dificuldades por estar a perder a visão, e tendo como um grande sonho a música e a dança, fez de tudo para que o filho não sofresse como ela. Este filme tem uma grande carga emocional e nele é referido alguns estereótipos sociais sendo o principal facto de ela ser imigrante.
Concluindo a personagem foi vitima de alguns preconceitos pela sociedade, não sendo protegida como devia e o crime apesar de ser oriundo e condenável o mesmo não foi investigado pela justiça Americana pelo facto de ela ser uma pessoa diferente da sociedade Americana