SINAL DE VIDA

SINAL DE VIDA

segunda-feira, 8 de junho de 2009

TRABALHO DE PESQUISA - CP


TESTE TRABALHO DE PEQUISA NA DISCIPLINA DE CIDADANIA E PROFISSIONALIDADE FALAMOS SOBRE TRÊS TEMAS: PROCESSOS DE INOVAÇÃO; GLOBALIZAÇÃO; ASSOCIATIVISMO E MOVIMENTOS COLECTIVOS.










INTRODUÇÃO





Neste trabalho de pesquisa vou falar em alguns temas em estudo: programas de inovação; globalização; associativismo e movimentos colectivos, explicando em princípio as suas características e as funcionalidades de cada um dos temas.
Sendo temas da nossa actualidade e com bastante interesse, porque o desenvolvimento do mundo onde vivemos, e também se verifica que os mesmos directa ou indirectamente estão interligados, ou pelas suas características ou pelas suas funcionalidades.
Dentro dos argumentos que me foi fornecido e pelas pesquisas que fiz, irei especificar da melhor maneira estes temas seleccionados






DESENVOLVIMENTO





Vou começar por fazer um resumo dos temas que irei pesquisar neste trabalho.

Os processos de inovação são no mundo actual um processo de grande importância pela informatização do mundo, pelo melhoramento das tecnologias e na mecanização das empresas, aumentando assim a produção das empresas e a sua competitividade, sendo grande responsável pelo desenvolvimento económico das mesmas.
Mas também tem sido um dos grandes responsáveis pelo aumento do desemprego, não só porque se faz muito mais trabalho com menos mão-de-obra humana, e qualidade acaba por ser superior, e produz-se em mais quantidade.

A globalização tendo sido um passo importante para que as pessoas, produtos e transacções comerciais pudessem circular pelo mundo, mas também teve efeitos negativos como exemplo das empresas multinacionais que só foram importantes para o desenvolvimento do nosso país enquanto tiveram apoios do estado, porque quando os mesmos acabaram essas mesmas empresas se deslocaram para países do leste onde a mão-de-obra é muito mais barata e a margem de lucro é muito maior.
Por esses motivos existem grupos ou seitas não governamentais que são contra a globalização, muitas dessas organizações não agem da maneira mais correcta, e muitas vezes para serem ouvidos ou falados optam por ataques terroristas, eles alegam que a globalização só serve para os países ricos enriquecerem á custa dos países menos desenvolvidos, na venda do material que produzem nos países mais ricos, nesses países não conseguiriam escoar o seu produto, vendem o mesmo nos países pobres ou pouco desenvolvidos e acabam por ter alguma margem de lucro.

O associativismo e os movimentos colectivos é uma forma de um grupo de pessoas juntarem-se e lutarem de uma forma ordenada para o desenvolvimento no meio onde estão inseridos, conforme as características da mesma associação, como exemplo desenvolvimento cultural, desportivo, humanitário ou social. E muitas vezes dando o seu tempo em prol do lugar onde vivem, e em alguns casos sem serem remunerados.





CONCLUSÃO



Como se pode verificar durante a pesquisa os três temas estão interligados directa ou indirectamente, o desenvolvimento deles esteve sempre pendente uns dos outros salvaguardando a abertura das fronteiras de alguns países, começo por falar nos processos de inovação nota-se um maior desenvolvimento desde a altura que começa a haver troca de informações entre os países, e a livre circulação das pessoas, já que as mesmas tiveram oportunidades de desenvolver alguns projectos que no país de origem seria impossível concretizar, às vezes por falta de oportunidade ou de meios. No país onde os processos de inovação conseguiu atingir o seu patamar mais elevado foi EUA, não só pelo seu poder financeiro como sendo uma das maiores potências mundiais.
Aí chega-se à opinião que se a globalização deu alguns frutos muito se deveu aos processos de inovação, já que o desenvolvimento dos países mais ricos começaram por incutir alguma mecanização e informatização nos países menos desenvolvidos com intuito se esses se desenvolvessem pudessem tirar uma margem de lucro maior.
Já o associativismo e os movimentos colectivos estão interligados com os dois temas que já referenciei, não só pelos processos de inovação já que a troca de informação é muito importante para o crescimento de uma associação.
Já que com a vinda dos telemóveis e a Internet essa comunicação é muito mais facilitada, já o desenvolvimento do associativismo e a globalização estão também interligados, com a abertura das fronteiras começaram a surgir novas mentalidades e novas ideias para o desenvolvimento do meio onde a mesma associação está instalada.