SINAL DE VIDA

SINAL DE VIDA

quarta-feira, 29 de abril de 2009

terça-feira, 28 de abril de 2009

CONFORTO TÉRMICO



O homem é um animal homeotérmico, de sangue quente que, para sobreviver, necessita de manter a temperatura interna do corpo (cérebro, coração e órgãos do abdómen) dentro de limites muito estreitos, a uma temperatura constante de 37 ºC, obrigando a uma procura constante de equilíbrio térmico entre o homem e o meio envolvente que tem influência nessa temperatura interna, podendo um pequeno desvio em relação a este valor indiciar a morte.



Quando existe a percepção psicológica desse equilíbrio, pode-se falar de conforto térmico, que é definido pela ISO 7730 como:


um estado de espírito que expressa satisfação com o ambiente que envolve uma pessoa (nem quente nem frio).

Vestuário:

A vestimenta relaciona-se a uma resistência térmica interposta entre o corpo e o meio ambiente e, também, à permeabilidade ao vapor d’água. Como mencionado, a quantidade de calor trocada depende da diferença entre a temperatura superficial e o meio, esta diminui à medida que aumenta a resistência térmica. Portanto, quanto mais espessas, menos condutivas e menos permeáveis forem às roupas, maior dificuldade terá o organismo para trocar calor com o meio ambiente. Já que a vestimenta reduz a perda de calor, a mesma pode ser classificada de acordo com o seu valor de isolação.

Lareira

Uma lareira é uma estrutura doméstica presente em muitas casas, onde se pode acender um fogo. Consiste num espaço revestido de materiais não-inflamáveis como pedra e tijolo, para se queimar a madeira, e numa chaminé que deixa o fumo e outras partículas sair. Era utilizada para aquecer, cozinhar e iluminar nas antigas habitações, mas hoje em dia é usada principalmente como decoração, ou para aquecer as casas no inverno. Outrora uma parte essencial de um lar, hoje só algumas casas têm lareira.

terça-feira, 21 de abril de 2009

DESENVOLVIMENTO E POBREZA (CP)

http://www.dailymotion.com/video/xjt4p_escolhas_creation


Na minha opinião pessoal, no mundo que vivemos cada vez há mais diferenças entre os ricos e os pobres, já que o mundo gira sobre as ordens dos mais ricos, mesmo que isso prejudique os mais pobres, nota-se isso no orçamento de estado do nosso país, muitas das vezes são seguidas directrizes que os mais ricos mandam, caso contrário podem correr o risco de eles próprios, retirarem as suas empresas do nosso país. Mas também temos que ter consciência que se os empresários do nosso país estiverem bem, também é uma boa forma de criarem mais postos de trabalho. Também todos sabemos que os empresários vivem da margem do lucro que é produzido nas suas próprias empresas, e se puderem ter mão-de-obra mais barata e a margem de lucro maior eles preferem isso.
Estando nós a passar por uma crise financeira, tudo se devendo à ilusão que muitos viveram nestes últimos anos, pensando que haveria sempre uma grande abundância de trabalho, e muitas vezes até gozavam com a cara dos patrões, repara-se agora enquanto esses tiveram lucros até nem davam grande importância, agora vão pela parte mais fácil que é o despedimento colectivo. Não se importando sequer com aqueles que no passado lhes deram muito lucro e fechando no nosso país e partindo para outros países onde o mesmo trabalho é pago com vencimentos menores. Na minha maneira de ver as coisas, se há crise os sacrifícios de todos deviam partir de cima, como exemplo o nosso Presidente da República tem quatro reformas com alto valor monetário, mais o vencimento de Presidente, será que se ele abdicasse de duas das suas reformas não seria de louvar a sua prestação? E os administradores a receberem brutos ordenados e se não bastasse isso ainda fazem grandes desvios de dinheiro, como se tem visto nos noticiários nestes últimos tempos.
Falando da pobreza nos países subdesenvolvidos, esses países por vezes são mal geridos pelas pessoas que estão à frente desses mesmos países, e nota-se como exemplo: Angola que é um país onde há muita miséria, e que os responsáveis por esse país têm contas monetárias elevadas enquanto isso têm muitas crianças a morrerem à fome, pelo meu conhecimento e por aquilo que me foi dito pelo meu pai, que esteve lá a fazer o serviço militar, se esse país fosse bem gerido, poderia ser um país super desenvolvido, porque o mesmo tinha muitas riquezas naturais, como exemplo: madeira, ouro, a própria agricultura com o clima tropical desenvolvia-se com alguma facilidade. Também por vezes esses países não se desenvolvem mais por culpa dos países mais ricos, que para terem uma grande margem de lucro, aproveitam-se da ignorância das pessoas que dirigem esse mesmo país, dando com uma mão e tirando com duas. Muitos desses países andam em guerra por culpa dos países mais ricos, e é assim que a miséria aumenta.Se calhar os grandes responsáveis pela crise que estamos a atravessar, foi a ilusão de gastar mais que as suas necessidades ou posses, mesmo falando dos nossos governantes, ou por vencimentos e reformas como estes que seguem:

sexta-feira, 17 de abril de 2009






















O que se deve ou não pôr no Ecoponto

O que são os Ecopontos?


São contentores individualizados (tipo vidrões) destinados a receber separadamente vários materiais como papel e cartão, vidro e embalagens plásticas, metálicas, pilhas e aparelhos eléctricos. Estes contentores têm cores diferentes, uma para cada material, depende da cor do contentor assim se deve pôr o lixo separadamente.


No contentor Azul deve colocar-se: Papel e Cartão

Depositar
Caixas de cartão liso e canelado, embalagens de cartão, papel de escrita, jornais, revista, livros e prospectos publicitários, sacos e papel de embalagem.

Não depositar
Embalagens e papéis de produtos orgânicos ou gorduras: guardanapos, lenços, toalhetes, fraldas, pacotes de batata frita e aperitivos. Papéis metalizados ou plastificados. Embalagens de produtos tóxicos

No contentor Verde deve colocar-se: Vidro


Depositar


Garrafas, garrafões de vidro (sem invólucro de plástico), embalagens de vidro, frascos e boiões.


Não depositar


Tampas, rolhas, cerâmicas, chávenas, pratos, copos, espelhos, jarras, vidros especiais, cristal, lâmpadas, janelas, embalagens de cosméticos e perfumes, vidro farmacêutico e de hospital.



No contentor Amarelo deve colocar-se: Embalagens Plástico/Metal



Depositar



Latas, aerossóis, conservas, tabuleiros de alumínio e outras embalagens de metal. Garrafas, frascos, caixas de plástico, sacos de plástico e esferovite limpa.


Não Depositar


Embalagens de plástico que tenham contido produtos tóxicos e perigosos.Talheres e panelas, ferramentas, electrodomésticos, pilhas e baterias.



No contentor Vermelho deve colocar-se: Pilhão



Depositar:

Pilhas





http://www.youtube.com/watch?v=N-ovXlzstOI

terça-feira, 14 de abril de 2009










Serviços de Gestão de Água

Serviços municipalizados, empresas públicas municipais, empresas públicas intermunicipais, empresas de economia mista, sociedades de economia mista municipal, sociedades comerciais, gestão pública directa, gestão pública delegada, gestão privada, serviço público, monopólio natural, funcionamento económico, economia do ambiente, empresarialização, concessão, privatização da gestão, mercado da água, indústria da água, saneamento básico, modelos institucionais de gestão, formas de organização empresarial.

A importância dos Serviços Municipalizados

Apesar do défice de desempenho existente no sector e a necessidade de qualificação e reforço da gestão ambiental, continuam a ser estruturas técnicas municipais capazes de assegurar a satisfação das necessidades básicas das populações locais.
Por isso, compete-lhes assumir um papel determinante no cumprimento dos objectivos estruturais de qualificação ambiental urbana que foram oportunamente divulgados pelo Ministério do Ambiente, no sentido de, face ao perigo em que se encontram os recursos hídricos, aumentar, por um lado, o nível de atendimento em matéria de drenagem e tratamento de águas residuais urbanas (Programa Nacional de Tratamento de Águas Residuais Urbanas) e, por outro lado, proteger a água, enquanto bem essencial e estratégico, onde o seu valor económico ou ecológico imponha um cuidado especial, evitando as agressões ou distorções ambientais e promovendo o seu consumo sustentável, mediante formas sensatas e realistas de o operacionalizar.
Na verdade, devem fomentar a valorização económica da água, enquanto bem ecológico, com significativo valor social, de modo a que o preço traduza o seu valor real e a consciência estratégica da sua utilização partilhada e racional e, simultaneamente, promover o desenvolvimento sustentável e o cumprimento dos normativos ambientais exigidos, visando a preservação necessária dos recursos hídricos.
Para esse fim, compete-lhes racionalizar o consumo e compatibilizar os usos e as suas utilizações distintas, reduzindo as fontes de poluição e minimizando a carga ambiental de contaminação, tendo em vista a reutilização da água residual tratada, enquanto suporte estratégico para o desenvolvimento e recurso estruturante na ocupação do território.
Como tal, os serviços municipalizados não podem deixar de assumir um importante papel subsidiário de intervenção dos municípios.





Divide your watering cycle into shorter periods to reduce runoff and allow for better absorpotion every time you water.




















Don't leave the water running while brushing your teeth, use a glass.













  • Turn off the water while you shave and you can save more than 100 gallons a week.
  • To save water and time, consider washing your face or brushing your teeth while in the shower.







segunda-feira, 6 de abril de 2009