SINAL DE VIDA

SINAL DE VIDA

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

O COMPUTADOR E OS DIAS DE HOJE


Como se sabe nos dias de hoje, o computador é cada vez mais utilizado na sociedade, e com o andar dos tempos passa a ser uma ferramenta útil em quase todas as profissões. Por esse motivo é que apareceram os cursos da área TIC – Tecnologia de Informação e Comunicação, começando por usar essa disciplina nos cursos de formação de adultos, para essas mesmas pessoas aprenderem a utilizar as novas tecnologias, ficando com bases mínimas para trabalharem com esse aparelho, sendo uma disciplina importante nos tempos de hoje, porque cada vez mais dependemos dessa maquina, e com o passar dos anos quem não souber trabalhar minimamente com um computador pode ser considerado analfabeto. Apesar por causa de muita informatização de algumas empresas irão ser responsáveis por algum desemprego, dando o exemplo na empresa das águas das Pedras Salgadas, enquanto antigamente para encherem 10 000 garrafas de água eram preciso 100 pessoas, durante uma semana, com a alta tecnologia só são preciso 10 para encherem o triplo ou mais no mesmo período de tempo.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

EUTANASIA E ABORTO


Aborto e eutanásia já não são falhas graves

O aborto praticado pelos médicos e a eutanásia deixaram de ser considerados falhas graves no novo Código Deontológico da Ordem dos Médicos aprovado no Porto.
O anterior Código dizia que "constituem falta deontológica grave quer a prática do aborto quer a prática da eutanásia". Este refere que "ao médico é vedada a ajuda ao suicídio e à eutanásia".
O novo documento refere ainda que a interrupção da gravidez pode ser realizada desde que não impeça "a adopção de terapêutica que constitua o único meio capaz de preservar a vida da grávida ou resultar de terapêutica imprescindível instituída a fim de salvaguardar a sua vida".
Recorde-se que lei em vigor, regulamentada a 15 de Julho de 2007, permite a Interrupção Voluntária da Gravidez até às dez semanas.
Os novos procedimentos para o objector de consciência são: "deverá ser comunicado à Ordem dos Médicos, em documento registado, sem prejuízo de dever ser imediatamente comunicada ao doente ou a quem no seu lugar prestar o consentimento". "A objecção de consciência não pode ser invocada quando em situação urgente e com perigo de vida ou grave dano para a saúde, se não houver outro médico disponível a quem o doente possa recorrer".
O médico pode recusar a prática de acto quando tal entre em conflito com a sua consciência ou os seus princípios.

Comentário de um anónimo a noticia.

Relativamente à questão do aborto, muito controversa por si só, só quero salientar que realmente a sociedade não está deveras preparada para "aceitar" uma pessoa deficiente, o que é pena... felizmente temos pessoas deficientes (motoras ou não) que conseguiram singrar na vida e hoje são indivíduos com sucesso e levam uma vida "quase normal"! Outra coisa... infelizmente, hoje o aborto é apenas praticado por opção das mulheres. Na maior parte dos casos são adolescentes que dizem não estar preparadas para ter um filho. Ora se o problema é este, porque será que o governo e o Ministério da Saúde não melhoram as acções de planeamento familiar, em vez de serem tão extremistas ao ponto de aceitar o aborto como uma coisa normalíssima? É uma vida que está em jogo!!! E na maioria destes casos não é por questões de deficiências. Já pensaram que podem estar a tirar a vida a uma mente brilhante? E já pensaram também que há por aí tantas famílias, tantas mães que desejam sofridamente ter um filho e por questões de saúde não conseguem e não podem?! Para mim o aborto não é justo: nem para a suposta criança que viria ao mundo, nem para essas mães que desejam ardentemente um filho e não o têm! Quanto à eutanásia... por acaso já ouviram falar em cuidados paliativos?! Se nos nossos hospitais existissem profissionais capazes de acompanhar um doente em fase terminal e apoia-lo de todas as formas, ajudando-o a passar os últimos dias de vida com dignidade, e com menos sofrimento, a palavra eutanásia possivelmente nem seria proferida por grande parte dos doentes. Porque é que um médico, pode por termo a vida de um doente em fase terminal, e por exemplo um familiar do doente se o fizesse estaria cometendo um crime?! Se calhar, em último caso, o suicídio medicamente assistido seria uma questão mais plausível, onde não seriam levantadas tantas questões de ordem ética, uma vez que seria o doente a por termo à própria vida. Para mim, ninguém tem o direito de tirar a vida a ninguém, pelo contrário, tem o dever de zelar pelo bem-estar do próximo... se calhar o melhor será repensar bem estas questões... o extremismo não leva a lado nenhum!!!


Reflexão de acordo com o código deontológico:

De acordo do artigo 47.º e todas as suas alíneas do código deontológico da ordem dos médicos, o médico deve guardar respeito pela vida humana desde o seu início, no caso da situação do aborto em Portugal dado que temos uma lei na nossa opinião medíocre, o aborto é permitido até às 10 semanas de gestação, mesmo no código deontológico essa interrupção já era permitida de acordo com o n.º 1 do artigo 48,º desde que a vida da mulher ou do feto estivessem a por em perigo a vida humana, mesmo assim de acordo com o número 5 do mesmo artigo tanto o médico como o paciente podem recusar-se a fazê-lo. Se por acaso for feito deverá ser omitida a identificação do utente, e deverá ser remetida ao Conselho Nacional de Deontologia Médica da Ordem dos Médicos, com a descrição da terapêutica realizada. Mesmo assim o médico tem o direito de recusar a prática de acto da sua profissão quando tal prática entre em conflito com a sua consciência moral, religiosa ou humanitária, ou contradiga o disposto, de acordo com artigo 30.º deste código.
Quanto à eutanásia de acordo com o artigo 47.º alínea 4, para efeitos do presente artigo, a abstenção de qualquer terapêutica não iniciada, quando tal resulte de opção livre e consciente do doente ou do seu representante legal, salvo o disposto no artigo 37.º, n.º 1.

SISTEMAS OPERATIVOS E ALGUNS PROGRAMAS










O sistema operativo Windows que é usado actualmente.


Windows XP Professional - O Windows XP Professional ajudou a criar um novo padrão de desempenho e fiabilidade. Se exige o máximo do seu sistema operativo, esta versão do Windows foi feita para si. Descubra tudo sobre as suas fantásticas capacidades


Windows XP Tablet PC Edition - A edição do Windows XP para Tablet PCs — um novo sistema operativo da Microsoft — prepara o caminho para uma das mais versáteis experiências em computação de sempre. A mobilidade dos Tablet PC é combinada com ferramentas de escrita e voz, para que possa levar o seu PC para muitos lugares e usá-lo de muitas formas inovadoras.


Windows XP Professional x64 Edition - A edição do Windows XP Professional para plataformas x64 foi concebida para responder às necessidades de técnicos que utilizam estações de trabalho e entusiastas de computadores que exigem o máximo de desempenho e escalabilidade.

Windows Vista (Beta 1) - O Windows Vista (com o anterior nome de código Longhorn) é a edição da próxima geração do sistema operativo Windows. Com lançamento previsto para 2006, o Windows Vista representa um grande avanço na informática pessoal. Leia mais sobre os avanços em termos de fiabilidade, segurança, facilidade de implementação, desempenho e capacidade de gestão.



SISTEMA OPERATIVO LINUX


O termo Linux refere-se, na verdade, ao nucleo do sistema operacional. Também é usado, normalmente, pelos meios de comunicação e usuários, para referir-se aos sistemas operacionais baseados no núcleo Linux agregado a outros programas. Pode ser considerado o próprio sistema operacional. O Linux possui suporte de leitura e escrita a vários sistemas de arquivos, de diversos sistemas operacionais.



A Principal Diferença do sistema operativo Windows e Linux

Primeira diferença é que linux é software livre e Windows não.Falando sobre performance linux é mais estavel, não tem tanto perigo para apanhar vírus, dependendo de distribuição tem muitos visuais gráficos que são mais configuráveis do que os do Windows. De outro lado poucas pessoas usam linux e também linux tem muitas distribuições que são diferentes uma de outra e por isso as vezes para instalar uma impressora ou web cam, vai-se gastar muito tempo p configurar. De outro lado linux é muito mais configurável para rede. Acho mesmo que ainda não chegou tempo para linux ser utilizado muito em computadores domésticos, mas sim para servidores de rede e para usarios mais avançados.

Photoshop


O Adobe Photoshop é o programa líder em edição profissional de imagem que o ajuda a trabalhar com maior eficiência, a explorar novas opções criativas e a produzir imagens da mais alta qualidade para a impressão, para a Web ou mesmo para a criação de CD – -ROM’s multimédia.





Principais características





Projectar imagens para a Web
Técnicas digitais
Criação de textos e efeitos especiais
Resolução de alguns projectos
Gravação e exportação de imagens
Automatização de tarefas
Tratamento de imagens
Impressão de imagens

Winzip

È um programa que serve para comprimir ou compactar/descompactar ficheiros (imagens e outro tipo de informações) com muita informação e se tornam muito pesados para enviar por e-mail ou colocar num CD-R.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

CULTURA, LINGUA E COMUNICAÇÃO



VILA POUCA DE AGUIAR








Vila Pouca dos Pequeninos foi construída pelo aguiarense António Palito, uma obra com alguma qualidade e relevância que demonstra em ponto pequeno todas as origens do concelho Vila Pouca de Aguiar e as artes nele existentes. A saber: a nossa famosa empresa das águas das Pedras Salgadas, como começou a historia das famosas águas, como elas eram engarrafadas utilizando muita mão-de-obra, já que as mesmas eram enchidas individualmente, até aos dias de hoje com alguma mecanização já exposta em ponto pequeno, tornando-se interessante a sua originalidade.
Também a extracção do próprio granito; a forma como ele era extraído no passado tem vindo a revestir-se de uma extrema importância no nosso concelho, em que a pedra era extraída pela força do homem que com muito sacrifício e com os equipamentos muito rudimentares, naquela altura tinha á sua disposição, como a mesma era cortada naquele tempo. Também tem expostos alguns monumentos que distinguem o nosso concelho como por exemplo o Palacete Silva, que presentemente é o edifício da Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar.
Outros donativos doados pelos visitantes reverteram a favor da cooperação de bombeiros desta Vila.Atreva-se a visitar esta obra de arte e não se deixe levar por ditados antigos: “ Vila Pouca, cesta grande merenda pouca”.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

CULTURA LINGUA E COMUNICAÇÃO


The Radio

I love listening to the radio while I am working. It is important because it helps me going through the day and keeps me informed about what is happening in my country and in the world on a daily basis. I listen to some cultural programs and to music.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Qual a diferença entre ondas curtas e o AM (Amplitude Modulada) e FM (Frequência Modelada)?


A transmissão AM (ondas médias), seguem a curvatura da Terra mas são rapidamente absorvidas, limitando a distância da transmissão. Os sinais FM só podem ser recebidos se o receptor tiver uma antena.


A qualidade desses sinais são muito bons, mas a distância alcançada é extremamente limitada.As transmissões de ondas curtas não têm a mesma qualidade de som que a de AM/FM, porém, a área coberta pelas ondas curtas é muito maior. Uma nova tecnologia, as "ondas curtas digital", aliam a vantagem potencial de melhorar a qualidade do som com a grande área coberta dos rádios de ondas curtas de hoje em dia.

O COMPUTADOR E A SOCIEDADE



O computador e a sociedade

O computador no nosso passados foi uma maquina que veio substituir pela positiva as maquinas de escrever, não só porque pode fazer as mesmas coisas que a dita maquina de escrever faz, acabando por ter mais utilidade, não só pelo o armazenamento de dados, como pela rapidez em que se pode corrigir um erro já que não se tem de inutilizar muitas folhas.
O computador nos dias de hoje terá uma parte de responsabilidade na taxa de desemprego que tem vindo a aumentar já que enquanto no passado numa fábrica para uma máquina era preciso 5 ou 6 pessoas, hoje essas máquinas por estarem programadas precisam apenas de uma.
A nível de outras funcionalidades acabou por ser uma máquina útil a sociedade, já que pode-se estar disponível ou mesmo trabalhar em qualquer lugar, efectuando várias funcionalidades como exemplo: no Excel fazendo cálculos, no Access criando uma base de dados, no mensager comunicando com amigos ou assuntos de trabalho, no Word pode-se escrever um simples texto e etc.
O computador também pode ser uma distracção para as crianças e também para os adultos que podem efectuar jogos on-line, jogando com pessoas que por vezes nem sequer conheces.

DIFERENÇA ENTRE CRT E LCD

Diferença entre CRT e LCD



Estes monitores emitem uma quantidade muito menor de radiação nociva aos olhos, sendo que em alguns modelos praticamente não há emissão;
Os monitores de cristal “LCD”são muito mais finos que os tradicionais, o que explica seu uso em computadores portáteis e agora em desktops;
Os monitores LCD possuem uma tela realmente plana, o que elimina as distorções de imagem causadas pelas telas curvas dos monitores CRT, e aumenta a área útil do monitor, já que não há espaço desperdiçado nos cantos da imagem;



Os CRT (Cathode Ray Tubes) são composto primariamente por uma ampola de vidro na qual passa uma corrente de alta tensão. Isso ejecte elétrons através do vidro (é mais complexo que isso) passando por uma bobina de indução magnética. Essa bobina desvia os elétrons que batem em uma camada fosforescente a qual brilha com cada choque no ponto exacto.


Os LCD (Liquid Crystal Display) funcionam por um princípio diferente... dentro dele existem minúsculas células com cristais em pó numa suspensão líquida, quando passa uma corrente eléctrica, esses cristais mudam de posição e passam a filtrar a luz numa só direcção (polarização), ou seja, não transmite luz, só filtra. Por isso é que não dá para ver o visor de uma calculadora no escuro... Os monitores são brilhantes, pois possuem em volta micro lâmpadas fluorescentes que providenciam a iluminação.