SINAL DE VIDA

SINAL DE VIDA

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

migrações

MIGRAÇÕES - SOCIEDADE TIPO II











Durante o século XX houve um grande fluxo de emigração por vários motivos, falando da região onde eu vivo, o maior fluxo de emigrantes deveu-se por razões económicas, sociais e politicas. Melhor explicando antes do 25 de Abril houve muitas pessoas emigraram, por razões económicas já que nessa altura ganhava-se muito pouco dinheiro em Portugal, outros emigraram para fugir ao regime Salazarista e outros foi para fugir a guerra das colónias, sabendo se ficassem naquela altura no nosso país poderiam sofrer várias consequências como serem presos e nunca mais serem vistos.
Nessa altura o maior número de emigrantes da nossa região emigravam para a França e Alemanha, e em raras situações iam para o Brasil. Nessa altura o maior número dos nossos emigrantes foram trabalhar para agricultura e construção civil.

No principio dos anos 80 outros países começaram a ser o destino dos emigrantes da nossa região como exemplo: a Suíça; Luxemburgo e Estados Unidos da América. Nesta altura os emigrantes iam para o estrangeiro por razões económicas, mesmo trabalhando na mesma profissão ganhavam muito mais dinheiro, e há um grande número de emigrantes conseguiu vingar na vida com a ida para o estrangeiro. Nesta altura ainda á muitos a trabalhar na construção civil e na agricultura, começam também por optar por outro tipo de profissões como hotelaria, industria e administrativo.


Falando noutras regiões do nosso país, como exemplo a ilhas da Madeira e dos Açores, a população dessas ilhas emigrava para o continente americano (Estados Unidos da América; Canada e Venezuela).

Sem comentários:

Enviar um comentário